top of page
  • Foto do escritorIsabella Cristina Alves da Silva

Empresa que NÃO INIBIU ATO RACISTA é condenada a INDENIZAR FUNCIONÁRIA.


A 13ª turma do TRT da 2ª região condenou uma empresa a pagar R$ 10 mil de indenização a uma funcionária que sofreu ofensas racistas por colegas de trabalho.


As ofensas foram feitas em áudios no aplicativo WhatsApp, que acabaram sendo exibidos à mulher. Ao ouvir a gravação com termos como "neguinha fuleira" e "com cara de escravo", a funcionária ficou sensibilizada e foi para casa.


Uma testemunha e colega de trabalho chegou a dar apoio à mulher, mas o supervisor sugeriu que ela levasse "a situação em tom de brincadeira".


Segundo o supervisor, ao testemunhar, a empresa alegou que os áudios foram gravados fora do ambiente de trabalho e que não podiam tomar nenhuma medida.


Contudo, para o relator, o juiz convocado Roberto Vieira de Almeida Rezende, o fato de as mensagens terem sido gravadas fora do ambiente corporativo não isentam o empregador, que ignorou os comentários racistas e não tomou nenhuma atitude para que não ocorressem situações parecidas no futuro.


Assim, os magistrados da 13ª turma entenderam que "o dano sofrido é inequívoco" e a empresa é responsável em decorrência de sua conduta omissiva.


A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.


Informações: TRT da 2ª região.


Fonte:

Empresa que não inibiu ato racista é condenada: "cara de escravo". Site Migalhas. Publicado em: 26 de outubro de 2022. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/quentes/376005/empresa-que-nao-inibiu-ato-racista-e-condenada--cara-de-escravo Acesso em: 26 de outubro de 2022.


11 visualizações

Comments


Outras notícias

Arquivo

Siga-nos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page