top of page
  • Foto do escritorMacário & Barcelos Advocacia

PLANO DE SAÚDE fornecerá MEDICAMENTO MAIS CARO DO MUNDO para BEBÊ com AME


O juiz de Direito, Guilherme Ferfoglia Gomes Dias, da 25ª vara Cível de São Paulo/SP, condenou um plano de saúde a fornecer o medicamento Zolgensma, o remédio mais caro do mundo, para tratamento de um bebê diagnosticado com AME - Atrofia Muscular Espinhal. Segundo o magistrado, o remédio já foi incorporado ao rol de procedimentos da ANS (Agência Nacional de Saúde) para o tratamento da doença.


A ação foi movida pelos pais do bebê contra o plano de saúde, que se recusou a arcar com o tratamento alegando que o contrato excluía a cobertura solicitada. Segundo a operadora, o fornecimento do medicamento Zolgensma comprometeria o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A empresa também alegou que o remédio tinha caráter experimental e, portanto, não estava incluído no rol de procedimentos da ANS.


Ao decidir, o juiz, inicialmente, afirmou que ao contrário do alegado pelo plano de saúde, o medicamento não tem caráter experimental, uma vez que ele foi incorporado ao rol de procedimentos da ANS para o tratamento da AME.


No mais, pontuou que, no caso, o bebê não poderia "ser penalizado por eventual falha da requerida, no ajuste do valor da contraprestação, para viabilizar a manutenção do equilíbrio econômico do contrato".


Nesse sentido, julgou procedente o pedido para determinar que o plano de saúde forneça o medicamento Zolgensma, conforme prescrição médica. A decisão também determinou multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento da medida.


Este é mais um caso em que os planos de saúde se recusam a atender seus usuários em função do valor do medicamento. "Mesmo com medicamento incluso no rol da ANS o plano recusou tratamento".


Se isso acontecer com você, procure um advogado para resguardar os seus direitos!


A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.


Processo: 1010529-55.2023.8.26.0002


Leia a sentença.


Fonte:

Plano deve fornecer medicamento mais caro do mundo a bebê com AME. Site Migalhas. Publicado em: 19 de julho de 2023. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/quentes/390257/plano-deve-fornecer-medicamento-mais-caro-do-mundo-a-bebe-com-ame Acesso em: 20/07/2023.


10 visualizações

Comentarios


Outras notícias

Arquivo

Siga-nos

  • Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page