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  • Foto do escritorIsabella Cristina Alves da Silva

CARRO ZERO COM DEFEITO? CONSUMIDORA será INDENIZADA pela FIAT em R$ 15 MIL!


A concessionária Tecar Minas e a Fiat foram condenadas a pagar a uma cliente o valor de R$ 21.250: ela comprou um Palio Fire 0 km com diversas avarias. A decisão é da 14ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).


Segundo relatos, em 2012, a cliente retirou o seu veículo, que custou R$ 31.250,00 da concessionária e depois percebeu que havia vários problemas nele. O carro estava com a tampa, o para-choques e a lanterna traseiros desalinhados, infiltração embaixo do banco esquerdo dianteiro e arranhão na lataria da lateral esquerda, entre outros.


Em busca dos reparos, a consumidora deixou o carro na oficina da Tecar no dia da sua retirada e ele ficou lá até o dia 13 do mesmo mês. Após perceber que a concessionária não tomou nenhum tipo de providência em relação ao caso, a cliente realizou um boletim de ocorrência e retirou seu veículo da oficina com os defeitos inicialmente constatados, para posterior reparo.


Querendo solucionar o problema, a consumidora voltou à concessionária por inúmeras vezes, ao todo, foram 49 dias, em períodos diferentes, em que o carro ficou indisponível para uso, pois estava em reparo.


Em Primeira Instância, os pedidos de ressarcimento da cliente foram negados. Inconformada, ela entrou com recurso de apelação buscando a reforma da sentença.


Em recurso, a consumidora alegou que a prova pericial admitiu a existência dos defeitos por ocasião da compra do bem e que, por isso, as avarias no carro não podiam ser atreladas a um possível mau uso.


Defendeu também que a desvalorização do veículo, adquirido em dezembro de 2011, zero quilômetro, foi reconhecida pelo perito judicial, indicando uma desvalorização em torno de 20 a 30% do preço, comparado a um carro em perfeitas condições.


A Tecar não apresentou contestação. Já a Fiat alegou que os danos apontados pela cliente não se relacionam com eventuais vícios de fabricação do produto e que os defeitos já foram sanados, sem custos para a consumidora.


Sobre a responsabilidade entre a montadora e a revendedora, o relator do processo no TJMG, desembargador Valdez Leite Machado citou o Código de Defesa do Consumidor, que assegura que “ambas respondem por quaisquer danos verificados no veículo zero quilômetro adquirido pelo consumidor”.


Segundo o magistrado, após a análise dos fatos presentes nos autos, restou comprovado que a cliente ficou privada da utilização do carro por alguns períodos significativos, além do desgaste emocional causado pelas inúmeras tentativas de solucionar o problema junto às empresas.


Portanto, foi decidido que ambas as empresas irão indenizar solidariamente a consumidora. Ficou estipulado o valor de R$ 6.250, em relação à desvalorização do veículo, por ter sido adquirido já com vários problemas, e o valor de R$ 15 mil, por danos morais, visando punir os responsáveis e evitar a reincidência do ato ilícito.


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Fonte:


Carro 0 km com defeito dá direito a indenização, confirma Justiça. Site UOL - Por AutoPapo. Publicado em: 09 de junho de 2020 15:00. Disponível em: https://autopapo.uol.com.br/curta/carro-0-km-defeito-indenizacao/ Acesso em: 10/01/2023.




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