• Isabella Cristina Alves da Silva

GOLPES aplicados por ENTREGADORES de APLICATIVOS de COMIDA!


Devido à pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a aderir aos aplicativos que realizam a entrega de comidas em casa. Com isso, os golpes aplicados pelos entregadores também aumentaram significativamente.


Em 2021, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) observou um aumento de 186% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida. De acordo com as reclamações, os consumidores são cobrados em valores indevidos pelo entregador do aplicativo, só percebem o golpe após os valores serem debitados e, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem recuperar os valores.


Para evitar esse tipo de golpe, o consumidor deve ficar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida. Segundo Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP, alguns cuidados simples são recomendados e podem evitar determinados golpes, como por exemplo:


a) Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados;

b) Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo;

c) Não passar os seus dados por telefone;

d) Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra; e) Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida.


O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado.


É importante lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra no momento da entrega. Qualquer ocorrência diferente deve ser comunicada à empresa.


Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto pode acionar o Procon para apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor que for prejudicado.

Ainda assim, caso o problema não seja solucionado através do Procon, o consumidor poderá ingressar com uma ação judicial para pleitear os seus direitos e obter a devida reparação pelos prejuízos causados.


Em caso de dúvidas, consulte um advogado de sua confiança!


A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.


Fonte:


Procon alerta para aumento de golpes de entregadores em apps de comida. Revista Consultor Jurídico. Publicado em 23 de junho de 2021, 21h11. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2021-jun-23/procon-alerta-aumento-golpes-apps-comida Acesso em: 24/06/2021.


#golpeentregadorescomida #direitodoconsumidor #ifood #rappi #ubereats #covid19 #pandemia #entregadecomida #delivery #problemascomdelivery #proconsp #cobrancadevaloresindevidos #cuidados #advocacia #advogado #escritoriodeadvocacia #indenizacao #reparacaodedanos #danosmorais #danosmateriais


84 visualizações

Outras notícias

Arquivo