• Isabella Cristina Alves da Silva

ERRO MÉDICO: Pais de CRIANÇA MORTA por ERRO EM DIAGNÓSTICO serão INDENIZADOS e receberão PENSÃO


O erro médico é um defeito na prestação do serviço de saúde que causa dano ao paciente. Algumas vezes o dano causado é tão grave que pode até mesmo levar à morte. Nesses casos, é possível pleitear uma indenização por danos morais.


Ainda que nenhuma quantia em dinheiro seja suficiente para reparar a perda de um ente querido, já que é impossível determinar o valor de uma vida, a indenização determinada nessas situações tem o intuito de amenizar minimamente o sofrimento da família em luto.


Em 2007, os pais de uma criança, de apenas nove anos, a levaram ao hospital e o médico a diagnosticou com sarampo. Ele prescreveu medicamentos direcionados a tal doença e dispensou a necessidade de internação. Três dias após o atendimento, o casal retornou com a filha ao hospital e, assim que foi atendida por outro médico, ela foi encaminhada para outro estabelecimento de saúde com maiores recursos, já que sua situação era bastante grave.


A criança veio a óbito no mesmo dia em razão de choque séptico, insuficiência respiratória, septicemia e meningococcemia. Perícias apontaram que ela tinha meningite desde o início dos atendimentos.


Ao julgar o caso, o entendimento do magistrado foi no sentido de que, ao nem sequer cogitar a possibilidade de estar diante de um caso de meningite, o médico plantonista deixou de realizar os exames imprescindíveis ao correto diagnóstico da doença.


Assim, o hospital e o médico foram condenados solidariamente ao pagamento de danos morais aos pais da criança, que comprovadamente morreu em decorrência de erro médico consubstanciado em equívoco de diagnóstico. O casal receberá indenização arbitrada em R$ 100 mil e também terá direito a uma pensão mensal até a data em que a vítima, se viva fosse, completaria 65 anos de idade.


Você tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário ou nos envie uma mensagem!


Marque alguém que precisa saber dessa informação e compartilhe com os amigos.


A intenção desse artigo é levar conhecimento jurídico para as pessoas, pois muitos desconhecem seus direitos. Por isso se você gostou ou essa informação foi útil para você clique em "Curtir o artigo" e compartilhe nas redes sociais para que essa relevante informação chegue a outras pessoas. Você também poderá fazer comentários ou indicar temas para novos artigos logo abaixo.


Fonte:

Pais de criança morta por erro em diagnóstico médico serão indenizados em R$ 100 mil. Site Direito News - Fonte: TJSC. Publicado em: 10/11/2021. Disponível em: https://www.direitonews.com.br/2021/11/pais-crianca-morta-erro-medico-indenizados.html Acesso em: 11/11/2021.


#direitodoconsumidor #responsabilidadeobjetiva #erromedico #erroemdiagnostico #falhadohospital #meningite #pensao #desvioprodutivodoconsumidor #desvioprodutivo #marcosdessaune #indenizacao #praticaabusiva #danosmateriais #danosmorais #codigodedefesadoconsumidor #macarioebarcelosadvocacia #isabelacristinaalvesdasilva #fabianomacario #advocacia #advogado #escritoriodeadvocacia #direito #amodireito


40 visualizações

Outras notícias